Como Instalar o macOS Catalina do Zero

Como Instalar o macOS Catalina do Zero

Continua após a publicidade..

Depois de meses de espera, você pode levantar a mão: o macOS Catalina 10.15 lançou boas notícias conosco – você pode conferir aqui.

Como instalar o macOS catalina do zero, a maneira mais fácil de instalar um novo sistema operacional é ir para “Preferências do Sistema” (ou Mac App Store) e baixar / instalar as atualizações. No entanto, para aqueles usuários que desejam uma experiência verdadeiramente “pura” com um novo sistema operacional, a opção mais interessante é realizar uma nova instalação – em outras palavras, limpar completamente o HDD1 / SSD2 do computador e instalar tudo do zero para tirar o máximo proveito de você O computador parece funcionar imediatamente.

Continua após a publicidade..

Abaixo, discutimos mais informações sobre o processo de instalação limpa, incluindo os cuidados que você deve tomar e o processo para concluir a instalação.

Antes de instalar

Independentemente de você estar fazendo uma nova instalação, é muito importante sempre fazer um backup.

OS X Yosemite 10.10 ícone-Time Machine

A fase de testes do sistema operacional é muito longa, principalmente para evitar sérios problemas durante o processo de upgrade, mas como não existe um software perfeito (e você vai se arriscar, ou mesmo perder energia durante o processo), é recomendável uma boa ideia para evitar medidas.

Continua após a publicidade..

Como Instalar o macOS Catalina do Zero

A maneira mais fácil é usar o próprio Time Machine, que é o sistema de backup integrado do macOS. Se você já usou, basta abrir as Preferências do Sistema e verificar se tudo foi ativado corretamente antes de instalar o Catalina, e o backup mais recente que você fez (ainda hoje, porque roda a cada hora).

No entanto, o Time Machine pode absolutamente salvar tudo no seu Mac (incluindo “spam” e vestígios de sistemas operacionais anteriores dos quais você pode querer se livrar). Portanto, minha sugestão é conseguir um HDD / SSD externo, pendrive, cartão SD ou mesmo usar serviços em nuvem de sua confiança para salvar manualmente todos os arquivos importantes que você não pode ficar sem.

iCloud

Se você usa o iCloud, não precisa se preocupar com e-mails, contatos, calendários, notas, lembretes, senhas, fotos (contanto que use a função de biblioteca de fotos do iCloud) e documentos (no Desk e (se estiver usando todos conteúdo) na função Enviar para iCloud do Safari), clique na pasta “Documentos”).

O que é uma instalação limpa?

Muitas pessoas gostam de aproveitar essas novas versões de sistema operacional para uma instalação limpa, ou seja, apagar tudo e começar do zero – sem nenhum “lixo” / vestígio de instalações anteriores.

A vantagem de uma instalação limpa é que você pode economizar alguns GB de espaço eliminando a instalação. E, ao puxar os arquivos de volta para o novo sistema, você pode aproveitar esta oportunidade para organizar melhor tudo e até mesmo descartar algumas coisas que não fazem mais sentido (claro, esta é uma avaliação individual que você só pode fazer).

A desvantagem de uma instalação limpa é que você terá que instalar vários aplicativos de terceiros no Mac novamente e configurá-los da maneira como está acostumado a usá-los.

Como fazer uma instalação limpa?
MacBook Pro de 13 polegadas com macOS Catalina
Existem duas maneiras de fazer isso: usar o macOS Recovery ou criar um disco inicializável.

Use o macOS para restaurar

A partir do macOS Sierra 10.12.4, a Apple implementou um recurso muito interessante. Para usá-lo, basta pressionar a tecla ⌥ (opção) ⌘ (comando) R para reiniciar o computador e iniciar o processo de instalação do macOS. O mais legal de tudo isso é que, usando os atalhos mencionados, o sistema instalado será a versão mais recente do macOS compatível com o Mac; portanto, se você tiver um dos seguintes Macs, poderá instalar o macOS Catalina 10.15 desta forma.

Os seguintes Macs são compatíveis com o novo sistema:

MacBook (2015 ou posterior);
MacBook Pro (2012 ou posterior);
MacBook Air (2012 ou posterior);
iMac (2012 ou posterior);
iMac Pro (todos os modelos);
Mac mini (2012 ou posterior);
Mac Pro (2013 ou posterior).

A desvantagem de instalar através do macOS Recovery é que o Mac ficará inutilizável durante o download do sistema operacional. Além disso, como pode demorar vários minutos / horas (dependendo da sua conexão e dos servidores da Apple), o processo pode ser enfadonho – certifique-se de fazê-lo em um dia livre.

É importante observar que, para realizar uma instalação limpa, você precisa apagar o disco de inicialização antes de instalar o macOS. Ao apagar permanentemente o disco de inicialização, todos os dados armazenados no disco de inicialização serão apagados! Portanto, confirme se tudo o que você precisa está realmente presente no backup. 😉

Depois de fazer isso, siga as instruções abaixo:

Selecione “Disk Utility” na janela do macOS Recovery Utility e clique em “Continue”.
Selecione o dispositivo ou volume na barra lateral do Utilitário de Disco.
Clique no botão ou guia “Excluir”.

Preencha estes campos:

• Nome: Insira o nome do disco, como “Macintosh HD”.
• Formato: se o seu computador estiver equipado com HDD, selecione Extended Mac OS (carimbo de hora); se o seu computador estiver equipado com SSD, selecione APFS.
• Layout (se disponível): selecione “Mapa de partição GUID”.

Clique em “Apagar” para começar a apagar o disco.
Quando terminar, saia do Utilitário de Disco para retornar à janela de ferramentas. Você está pronto para instalar o macOS.

Criando um Disco de Inicialização

Você está ciente do problema de não poder usar o Mac ao fazer o download do macOS Catalina 10.15? Bem, se você escolher a segunda opção, que é criar um disco de inicialização do sistema, não se preocupe. Para isso, você precisará usar um HDD / SSD externo, stick de memória USB ou cartão SD (se seu Mac tiver um slot de cartão ou você tiver o acessório) como disco de inicialização. Escolha um disco que possa ser completamente apagado e formatado (o nome é melhor não conter espaços e é melhor não conter caracteres especiais), porque o sistema o limpará sozinho.

Você pode usar um terminal ou um aplicativo para escolher uma das duas maneiras de criar um CD de instalação.

Pelo terminal

Baixe o macOS Catalina na Mac App Store.
Quando a janela de instalação for aberta automaticamente, use a tecla de atalho ⌘Q para fechá-la.
No Finder, abra a pasta “Aplicativos”, clique com o botão direito em “Instalar macOS Catalina” e selecione “Mostrar o seguinte”

Vá para Catálogo »Recursos e mantenha esta janela aberta.
Abra outra janela do Finder (Arquivo »Nova janela do Finder ou use a tecla de atalho ⌘N).
Vá para Aplicativos »Utilitários e abra o terminal.
Na janela que será aberta, digite sudo seguido de um espaço.
Agora, na janela que você mantém aberta, arraste o arquivo createinstallmedia para o terminal.
Digite –volume seguido por um espaço.
Após selecionar o localizador, vá para o menu “Go” »” Go to Folder … “.
Digite / volume e clique em Iniciar.
Conecte um HDD / SSD externo, unidade flash ou cartão SD ao Mac – ele deve aparecer na área de trabalho.
Arraste seu volume (ícone) para a janela “Terminal”.
Pressione Enter para concluir o envio do comando.
Se necessário, digite a senha.
Digite y (de “Sim”) para permitir que o disco externo seja apagado e pressione Enter.
O processo de instalação começará, apague o conteúdo do HDD / SSD externo, unidade flash ou cartão SD e copie os arquivos do instalador para ele – lembre-se que todo o processo pode demorar um pouco.

Após a conclusão do processo, você pode usar este HDD / SSD externo, stick USB ou cartão SD para iniciar o instalador do macOS Catalina 10.15.
Se um alerta perguntando “SetFile” aparecer ocasionalmente durante este processo, você pode selecionar a opção “Agora não”, porque isso não interromperá a criação da unidade de instalação USB.

Use o aplicativo

Se você não está familiarizado com o terminal e não gosta da maneira de realizar o processo acima, pode optar por usar o aplicativo para todas as operações. O DiskMaker X é gratuito, portanto você pode usá-lo livremente – ele fornece instruções sobre o processo de criação de um disco, passo a passo.

O aplicativo não foi atualizado para o macOS Catalina (pelo menos no momento deste artigo), mas como o processo de instalação do macOS é basicamente o mesmo, é provável que ele seja executado normalmente.

Remova o Mac e instale um novo sistema
Durante o processo de reinicialização, pressione e segure a tecla ⌥ para reiniciar o computador.
Selecione o disco externo que você criou.
Selecione “Utilitário de Disco” e clique em “Continuar”.
Selecione o dispositivo ou volume na barra lateral do Utilitário de Disco.
Clique no botão ou guia “Excluir”.

Preencha os seguintes campos:

• Nome: Insira o nome do disco, como “Macintosh HD”.
• Formato: selecione Mac OS estendido (carimbo de hora) ou APFS.
• Layout (se disponível): selecione “Mapa de partição GUID”.

Clique em “Apagar” para começar a apagar o disco.
Quando terminar, saia do Utilitário de Disco para retornar à janela de ferramentas. Você está pronto para instalar o macOS.

Após a conclusão da instalação, adicione os arquivos de volta ao Mac recuperando os arquivos do Time Machine ou arrastando-os da unidade externa através do Finder.

Gostou!

Veja mais em nosso site ou conheça tambem nossa página do youtube

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo